Blog da Afam Consultoria

A FCS 168 é equivalente à ISO 45001?

Saiba quais as semelhanças e diferenças entre os documentos

Muitos clientes têm a dúvida se é necessário implementar a FCS 168 quando já são certificados na ISO 45001. Primeiramente, é importante salientar que ambas são complementares e, para uma completa gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, ambas devem ser implementadas.


A ISO 45001 estabelece requisitos mínimos para um sistema de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Já a FCS 168, especificação técnica desenvolvida pela Afam Consultoria, também tem requisitos sobre o sistema de gestão. Tanto que há em seu Anexo A uma tabela de correlação entre os requisitos dos dois documentos.


Mas a FCS 168 vai além. Ela estabelece requisitos para um Sistema de Gestão de Cultura de SSO, usado para gerenciar aspectos comportamentais, promover uma cultura de comportamento seguro e abordar riscos e oportunidades.


A aperfeiçoamento dessa cultura contempla, além de mecanismos e rotinas típicas de um sistema de gestão, a consideração de reguladores comportamentais, como crenças, experiências, histórico da organização, cultura social e educação. O diagnóstico desses reguladores deve ser feito, além da criação de métodos de medição para acompanhá-los.


A gestão comportamental deve ser proativa, e não reativa; baseada na técnica “ver e agir”, com reforços positivos para comportamentos seguros e correções para comportamentos inseguros, de acordo com os preceitos do behaviorismo.


Sua empresa precisa aprimorar os sistemas de gestão de SSO? A Afam Consultoria tem os melhores consultores e a expertise de ter elaborado a FCS 168, reconhecida em mais de 100 plantas ao redor de 9 países. Fale conosco aqui!