Blog da Afam Consultoria

Adeque-se e saia na frente! Mudanças da ISO 22000:2018

Atualizado: 22 de Out de 2019

Para ajudá-lo no processo de migração das mudanças da norma, a Afam Consultoria disponibilizou a tradução livre da ISO 22000:2018 segundo a ABNT.

A mudança da ISO 22000:2018 veio para agregar valor à melhoria contínua no Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos. A nova edição traz clareza e alinhamento às normas existentes para que as empresas possam integrar os seus sistemas de gestão (Segurança dos Alimentos com a Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho).


PONTOS DE DESTAQUE DA NOVA VERSÃO:


✓Ênfase reforçada no comprometimento da liderança de gestão: Capítulo 5.1 agora inclui novas demandas para ativamente engajar e tomar responsabilidade para a efetividade do sistema de gestão.


✓A norma inclui uma nova abordagem para uma melhor compreensão e tratativa dos riscos. Um conceito vital no negócio e nos riscos de alimentos – que distingue entre o risco no nível operacional e no nível de negócios estratégicos do sistema de gestão.


✓A norma esclarece o ciclo PCDA (Plan-Do-Check-Act) abrangendo os dois ciclos claros e distintos: o Sistema de Gestão Segurança de Alimentos como um todo e os Princípios do APPCC.


✓A nova norma oferece uma descrição mais clara para diferenciar os riscos à segurança dos alimentos, os termos-chaves como Pontos Críticos de Controle (PCCs), Programas de Pré-requisitos Operacionais (PPROs) e Programas de Pré-requisitos (PPRs) combinado aos elementos-chave reconhecidos como a comunicação interativa e gerenciamento de sistemas.


✓Requisitos estendidos relacionados a comunicações: Capítulo 7.4 está agora mais prescritivo em respeito à “mecanismos” de comunicação, incluindo a determinação do que, quando e como comunicar.


✓O escopo agora inclui especificamente alimentos para animal (ex: petfood): alimentos para animais não produzindo alimento para consumo humano. A norma distingue o termo ‘feed’ para alimentação destinada a animais de produção de alimentos.


✓Algumas alterações importantes nas definições: danos” são substituídos por “efeitos adversos à saúde” para garantir consistência com a definição de perigo à segurança de alimentos. O uso da “garantia” destaca a relação entre o consumidor e o produto alimentício, com base na garantia da segurança de alimentos.


✓Comunicação da política de segurança de alimentos – Capítulo 5.2.2: Requer explicitamente que a gestão facilite a compreensão das políticas de segurança de alimentos pelos colaboradores.


✓Objetivos do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos: o estabelecimento de objetivos para o sistema de gestão de segurança de alimentos é especificado mais detalhadamente no Capítulo 6.2.1 e inclui itens como por exemplo: “consistente com os requisitos do cliente”, “monitorado” e “verificado”.


✓Controle dos processos, produtos ou serviços fornecidos externamente – Capítulo 7.1.6: esta cláusula introduz a necessidade de controlar os fornecedores de produtos, processos e serviços (incluindo processos terceirizados) e assegurar a comunicação adequada dos requisitos relevantes, para atender os requisitos do sistema de gestão de segurança de alimentos.


✓Além disso, há várias mudanças importantes na ISO 22000:2018 em comparação com a ISO 22000:2005 relacionadas à sistemática do HACCP.


A nova edição da ISO 22000:2018 cancela e substitui a ISO 22000:2005. As organizações certificadas com esta norma têm três anos a partir da data de publicação* para fazer a transição para a nova versão.

(*) A ISO 22000:2018 foi publicada em 19 de Junho de 2018.


VEJA ALGUMAS SUGESTÕES PARA COLABORAR NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA NORMA:


REALIZE DIAGNÓSTICO DE AVALIAÇÃO PARA:

Formação de Cultura Food Safey

✓Coaching Comportamental para a Liderança e Equipe – Food Safety


REALIZE TREINAMENTOS COM NOSSA EQUIPE PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA FOOD SAFETY:


✓Interpretação dos requisitos da Especificação Técnica do Programa de Cultura e Gestão pelo Comportamento Food Safety, balizada na interpretação realizada pelo GFSI

✓Desenvolvendo a equipe de segurança de alimentos

✓Percepção de risco para a segurança dos alimentos

✓Gestão do comportamento nas ferramentas da segurança do alimento

✓Gestão de riscos na segurança dos alimentos – Aspectos comportamentais

✓Formação de observadores para a segurança de alimentos


REALIZE TREINAMENTOS COM NOSSA EQUIPE PARA ISO 22000:2018

✓Principais mudanças da ISO 22000:2018 – 08 horas

✓Interpretação da norma ISO 22000:2018 – 16 horas


Estamos a disposição para ajudá-lo! Entre em contato. Josi Ane Maia – Gerente Comercial Técnico comercial@afamconsultoria.com.br (11) 9.8272-8929 | (11) 4220-2500

ATENDIMENTO

Segunda a sexta

8h às 17h

TELEFONES

+55 (11) 4220-2500

+55 (11) 4318-5852

+55 (11) 98272-8929

E-MAIL

ENDEREÇO

Alameda João Galego, 174
São Caetano do Sul – SP
CEP 09560-340

CONECTE-SE CONOSCO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn