Blog da Afam Consultoria

Auditoria Interna de ISO 14001 na Takeda

Afam Consultoria realiza projeto de Gestão Ambiental em multinacional farmacêutica.

No final do ano passado, a Afam Consultoria realizou a auditoria interna de ISO 14001:2015 na fábrica da Takeda Pharma. A unidade brasileira da multinacional japonesa do setor farmacêutico está localizada em Jaguariúna, interior de São Paulo. Esta auditoria foi realizada, em novembro, por Zeca Martins, consultor e auditor da Afam e especialista em Gestão Ambiental. Esse trabalho é parte dos serviços que Afam Consultoria vem realizando desde o primeiro semestre do ano passado na Takeda.


A planta nacional da companhia japonesa já é certificada na ISO 14001. Contudo, os profissionais da organização sentiram a necessidade de melhorar ainda mais seu Sistema de Gestão Ambiental. Desde a última recertificação, eles notaram que alguns requisitos da nova versão da 14001 poderiam ser mais bem trabalhados.


Por isso, a Takeda contratou um pacote de serviços de consultoria e auditoria da Afam, vista como uma empresa independente, séria e muito conceituada no mercado latino-americano. Neste projeto, o papel da Afam Consultoria foi o de avaliar o cenário atual da empresa-cliente, apontar as melhorias necessárias e ajudá-la na implementação.


Assim, passados alguns meses do desenvolvimento da consultoria, chegou a fase de auditoria interna. Para não haver conflito de interesses, Zeca Martins, o auditor responsável por avaliar o novo Sistema de Gestão Ambiental da Takeda, não participou da fase anterior, o de consultoria em ISO 14001. Esta auditoria interna feita pela Afam precede a nova auditoria de recertificação da Takeda, que deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2020.