Blog da Afam Consultoria

Benefícios Imediatos do Sistema de Gestão da Qualidade

Conheça as vantagens operacionais da implementação do SGQ.

Quando uma empresa pensa no estabelecimento de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), normalmente ela ambiciona as vantagens operacionais trazidas por este tipo de implementação. Realmente, uma boa Gestão da Qualidade tem a capacidade de provocar a curto prazo uma verdadeira revolução na fabricação dos produtos e na maneira como os processos organizacionais são conduzidos.


Entretanto, os benefícios do SGQ vão muito além da parte produtiva. Ver apenas os ganhos imediatos e setoriais é, de certa forma, uma miopia administrativa. A médio e a longo prazo, toda a companhia é positivamente influenciada direta ou indiretamente por aspectos concretos do Sistema de Gestão da Qualidade. Não à toa, está justamente aí seu maior mérito.


É sobre esse poder multiplicador da Qualidade (uma bola de neve de vantagens) que vamos discutir no Blog da Afam Consultoria. Hoje, em um primeiro post sobre esse tema, apresentaremos apenas as cinco vantagens imediatas da implementação do SGQ. Tradicionalmente, esses ganhos estão relacionados mais aos setores da Qualidade das empresas. Em março, voltaremos ao blog para tratar dos dez benefícios sistêmicos que o SGQ propicia para as demais áreas da companhia (ou seja, para toda a organização).


Cumprindo a proposta de hoje, aí vão as cinco vantagens imediatas da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade:


1) Produtos com menores índices de falhas e problemas técnicos:

Logo de cara, nota-se uma melhora nos aspectos técnicos dos produtos desenvolvidos pela companhia. A fabricação volta-se para o atendimento dos requisitos dos clientes, em novos padrões de qualidade - com controle full time do que acontece no parque fabril e na cadeia produtiva. Como consequência, defeitos, falhas e não conformidades são combatidos implacavelmente.


2) Diminuição do retrabalho, refugo e desperdício:

Uma empresa adepta aos conceitos da Qualidade Total tende a possuir uma menor quantidade de refugos, retrabalhos e desperdícios em sua linha produtiva. Afinal, eles são os vilões (em uma relação mútua de causa-e-efeito) das falhas técnicas dos produtos fabricados.


3) Processos mais fluidos e inteligentes:

A chave para a implementação de um bom Sistema de Gestão da Qualidade está no estabelecimento de processos organizacionais mais inteligentes, práticos e orgânicos. Tão importante quanto a excelência técnica do que é produzido na fábrica é a maneira como as atividades são feitas ali. Os processos devem ser fluídos, conferindo ao mesmo tempo precisão e celeridade.


4) Aumento da produtividade:

Como consequência da diminuição de refugos, retrabalhos e desperdícios e do estabelecimento de processos mais fluidos e inteligentes, a empresa torna-se sensivelmente mais produtiva. O estabelecimento de formas mais eficientes e céleres de trabalho tem a capacidade de provocar um choque de gestão na organização, elevando-a a um novo patamar de produtividade.


5) Redução dos custos operacionais:

Outro “efeito colateral” da diminuição das falhas produtivas e da melhoria da produtividade da empresa é a redução substancial dos seus custos operacionais. A forma mais lógica de reduzir despesas é utilizando muito bem cada recurso disponível, sem desperdício (desperdício zero). O estabelecimento de um SGQ tem o poder de combater custos desnecessários (e até então invisíveis).


No próximo post sobre a Gestão da Qualidade, prometo trazer os dez benefícios que o Sistema de Gestão da Qualidade propicia para as demais áreas da empresa. Não perca o conteúdo exclusivo do Blog da Afam Consultoria.


A Afam Consultoria, uma das mais tradicionais empresas do mercado brasileiro de consultoria e treinamento, atua nas certificações de NBR ISO 9001, HPC 420, RDC 48, IATF 16949 e ISO/IEC 17025. Além disso, a empresa comandada por Jorge Secaf realiza projetos e treinamentos in company de Ferramentas da Qualidade, Mapeamento de Processos, Indicadores de Desempenho, 5S, TQM (Gestão da Qualidade Total), Tratamento de Não Conformidades e Técnicas para Ações Corretivas.


Para conhecer todos os serviços de consultoria, treinamento e auditoria que a Afam presta na área de Gestão da Qualidade, clique aqui.

ATENDIMENTO

Segunda a sexta

8h às 17h

TELEFONES

+55 (11) 4220-2500

+55 (11) 4318-5852

+55 (11) 98272-8929

E-MAIL

ENDEREÇO

Alameda João Galego, 174
São Caetano do Sul – SP
CEP 09560-340

CONECTE-SE CONOSCO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn