Blog da Afam Consultoria

CULTURA DE SEGURANÇA E SEUS NÍVEIS DE MATURIDADE

Atualizado: há 3 dias

Tão importante quanto as demais funções de uma organização, a segurança é influenciada por comportamentos e decisões expressadas pela liderança. Por isso, acreditamos na liderança pelo exemplo, não a principal, mas a única forma de se transformar uma cultura. Daí vem a importância em investir em educação para uma nova maneira de pensar, o objetivo, é transformar nossas lideranças em verdadeiras protagonistas da segurança.


O que é Cultura de Segurança?

Cultura de Segurança mantém obviamente uma relação aproximada com o significado de cultura organizacional, quem em suma é: “[...] “o conjunto de práticas, valores e crenças que, sendo apoiadas por todos os níveis que formam a direção, envolvem a todos os trabalhadores numa dinâmica que tende a eliminação ou redução dos riscos derivados do trabalho.” (Grimaldi & Simonds, 1991, p. 521).


Entendendo sua organização e como a AFAM pode te ajudar:

Para se iniciar ou verificar o nível de maturidade de um processo de transformação cultural, é imprescindível que as organizações realizem um diagnóstico ou avaliações intermediárias, com objetivo de compreender seus padrões de comportamento. O diagnóstico ou avaliação oferece a organização uma oportunidade para o entendimento do ciclo de formação de cultura, que está baseado nas experiências, ações e resultados.

Pensando nisso e em como ajudar sua organização, a AFAM realiza diagnósticos, avaliações e estabelece planos de melhoria baseado no seu nível de maturidade. Esse processo evolutivo tem seu ponto de partida no nível patológico e inseguro até o estado evolutivo e seguro.


Por que contratar um Programa de Segurança:

O processo de Gestão de Segurança baseado no Comportamento tem demonstrado sua efetividade ao longo de sua existência, alguns estudos mostram que se pode alcançar mais de 75% de redução do número de acidentes (Austin, kessler, Riccobono & Bailey, 1996; Geller, 2002; Krause, Hidley & Hodson, 1997; Laitienen & Ruohomaki, 1996; Montero, 1995, 2003 y Ray & Bishop, 1997).

Porém, em nossa empresa, temos resultados reais dos últimos 15 anos que comprovam esta teoria.

Brasil: Média de 45 plantas, resultados de redução de acidentes com afastamentos em 80%.

Perú: Média de 8 plantas, resultados de redução de acidentes com afastamentos em torno de 90%.

Argentina: Média de 68% de redução de acidentes com afastamento para 3 plantas.

Conte com nosso programa de cultura!

Para que sua empresa possa dar o primeiro passo rumo a excelência, já é possível começar com um diagnóstico! Faça agora mesmo o download de nosso arquivo, responda as perguntas, entre em contato conosco e faça parte do melhor programa evolutivo do mercado!

Para baixar a ferramenta, clique no link abaixo:

https://www.afamconsultoria.com.br/ferramenta-cultura-de-seguran%C3%A7a-pt