Blog da Afam Consultoria

Dia Mundial da Água

Curiosidades sobre esse bem natural tão precioso

O dia mundial da água foi instituído pela Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1993. O marco reforça a lembrança da escassez da água e seu manejo sustentável por empresas e pessoas.

A água parece infinita, mas não é. Ela cobre 70% da superfície terrestre, ou 1.386 milhões de km3. Quase sempre, ela é salgada e está nos oceanos. Apenas 2,5% da água da Terra é doce e própria para o consumo natural. Desse total, quase 30% é subterrânea, quase 70% está congelado em icebergs e míseros 0,3% está disponível em rios e lagos. Uma quantidade menor do que o total de água na atmosfera.

O Brasil tem quase 14% de toda água doce, sendo que 80% está na Bacia Amazônica. Nós também temos o maior aquífero do mundo (rochas porosas que retêm água), o Aquífero Guarani, com 45 mil km3 de água.

Aliás, a água é encontrada, naturalmente, nos três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso). Sua molécula é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Uma substância assim só poderia ser muito importante para a vida.

O corpo humano tem até 65% de água em sua composição. Em bebês recém-nascidos, o número chega a 78%. Mas não pense que reservados esse bem natural exclusivamente para nós. Ao contrário, apenas 8% da água doce é consumida por humanos.

Atividades agrícolas representam 70% do consumo, enquanto 22% é usado nas indústrias. A água utilizada como matéria-prima e/ou insumo em tantos produtivos reflete os hábitos da população.

Uma calça jeans padrão usa 11 mil litros de água para ser produzida; um quilo de carne demanda 15 mil litros; um automóvel pede 400 mil litros. Assim, o consumo por pessoa é muito mais impactado pelo hábito de consumo do que pelo uso doméstico. A título de comparação, um banho de 15 minutos gasta 135 litros de água doce.

O cidadão que mais consome água é o norte americano, com 575 litros por dia. Os etíopes vivem com 15 litros diários. Segundo a ONU, 110 litros diários por pessoa são suficientes, consumo similar ao de um indiano.

O brasileiro consome, em média, 185 litros diários. Número que varia bastante em relação à situação socioeconômica; um alagoano consome, em média, 100 litros/dia, enquanto um fluminense consome 235 litros/dia.

A ONU estima que, atualmente, 783 milhões de pessoas vivem sem acesso a água potável, em torno de 10% da população mundial. Não é à toa que, a cada ano, morrem 2 milhões de pessoas por doenças relacionadas à falta de saneamento.

A Afam Consultoria deseja a todos seus clientes um feliz Dia da Água. Dada a escassez e a importância vital da água, bem como sua distribuição desigual, realizar a gestão dos recursos hídricos de forma sustentável é imperativo para indústrias preocupadas com a sociedade e a natureza.

ATENDIMENTO

Segunda a sexta

8h às 17h

TELEFONES

+55 (11) 4220-2500

+55 (11) 4318-5852

+55 (11) 98272-8929

E-MAIL

ENDEREÇO

Alameda João Galego, 174
São Caetano do Sul – SP
CEP 09560-340

CONECTE-SE CONOSCO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn