Blog da Afam Consultoria

Gestão Ambiental e SSO na Sorocaba Refrescos

Conheça o projeto da Sorocaba Refrescos em relação às normas ISO 14001 e ISO 45001.

Gestão Ambiental e SSO da Afam Consultoria

No primeiro semestre de 2019, foi realizado na Sorocaba Refrescos, fabricante e engarrafadora de bebidas do grupo Coca-Cola Brasil, um projeto de atualização e aprimoramento nos procedimentos das normas ISO 14001, versão 2015, e ISO 45001, versão 2018.


A consultora Alexandra Ribeiro, da Afam Consultoria, coordenou os trabalhos de atualização da classificação de aspectos ambientais e seus respectivos impactos ambientais de 23 áreas da planta, como nos locais da manufatura e até na central de resíduos.


A gestão de resíduos é trabalhada de forma criteriosa pela Sorocaba Refrescos. Afinal, a empresa pertence ao grupo de uma das marcas mais valiosas e que se preocupa com o planeta, além de exigir sempre muita eficiência e eficácia nas soluções.


Em relação à segurança e saúde ocupacional das áreas, os procedimentos e demais documentos foram revisados, com ações de prevenção implementadas. Sempre usando como base o levantamento e a classificação de perigos e riscos.


Vale ressaltar que muitos documentos foram atualizados para a norma ISO 45001, visto que, originalmente, foram criados baseados na OHSAS 18001, substituída em 2018.


Todas as mudanças foram documentadas e transmitidas através de uma série de treinamentos, tanto para quem trabalha diretamente com gestão ambiental ou com SSO, quanto para demais colaboradores.


Você também pode aprimorar e atualizar seus procedimentos de gestão ambiental ou de SSO com a Afam Consultoria. Entre em contato conosco para podermos criar um projeto customizado para sua realidade.

Gestão Ambiental e SSO da Afam Consultoria
O projeto de Gestão Ambiental e SSO na Sorocaba Refrescos foi coordenado por Alexandra Ribeiro, consultora da Afam Consultoria.

Gestão Ambiental e SSO da Afam Consultoria
Equipe da Sorocaba Refrescos no projeto de Gestão Ambiental e SSO realizado pela Afam Consultoria.