Blog da Afam Consultoria

  • Josi Ane Maia

Principais normas de certificação florestal

Atualizado: Jan 25

Conheça os conceitos gerais da Gestão Florestal com FSC, Cerflor e Bonsucro.


Uma certificação florestal tem um viés sustentável, ou seja, aborda três pilares: meio ambiente, responsabilidade social e viabilidade econômica. A certificação florestal é muito importante para orientar compradores conscientes da gestão florestal e para atender às exigências comerciais de diversos países em relação a madeiras, papéis e biocombustíveis. Conheça, a seguir, as principais normas para produtos madeireiros.


A FSC é uma série de normas desenvolvida pela Forest Stewardship Council, empresa internacional de criação e acreditação de organismos certificadores em gestão florestal. A série FSC se baseia em nove princípios: atendimento à legislação, direitos do trabalhador e condições de trabalho, direitos de povos indígenas, relações de comunidade, benefícios da floresta, valores e impactos ambientais, planejamento da gestão, monitoramento e avaliação, altos valores de conservação e implementação de atividades de gestão.


A FSC oferece três modalidades de certificação: manejo florestal, voltada a todos os produtores que extraem sua matéria-prima da floresta; cadeia de custódia, que trata da rastreabilidade da madeira até o cliente final, e; madeira controlada, com critérios de aceitação para as empresas comprarem apenas de fornecedores qualificados.


Há também o Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor), série de normas criada com o intuito de comprovar que o manejo florestal de determinada empresa é sustentável. Ela é reconhecida internacionalmente pela PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification, e suas principais normas são a NBR 14.789 (para florestas plantadas) e a NBR 15.789 (para florestas nativas).


Já a certificação Bonsucro é voltada para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, em especial, para a produção de biocombustíveis. Isso porque ela atende aos requisitos de sustentabilidade estabelecidos na diretiva europeia de energia renovável (2009/28/EC).

Por se tratar de sustentabilidade, a Bonsucro aborda tanto aspectos ambientais, como consumo de água e emissão de GEE, quanto sociais, como legislação trabalhista e impacto em comunidades sociedades adjacentes.


A Bonsucro é um desdobramento da certificação Better Sugarcane Initiative. No Brasil, a Afam Consultoria é uma das melhores consultorias em relação à esta norma que é certificada exclusivamente pela SGS.


Se você tem interesse em certificar produtos de madeira ou processos de gestão florestal, a Afam Consultoria está à sua disposição. Curta no página do Linkedin para receber nossas atualizações. Até mais!

ATENDIMENTO

Segunda a sexta

8h às 17h

TELEFONES

+55 (11) 4220-2500

+55 (11) 4318-5852

+55 (11) 98272-8929

E-MAIL

ENDEREÇO

Alameda João Galego, 174
São Caetano do Sul – SP
CEP 09560-340

CONECTE-SE CONOSCO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn