Blog da Afam Consultoria

SIPAT de 2019 da Portocel

Atualizado: 11 de Nov de 2019

A Afam Consultoria atuou no desenvolvimento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho de seu cliente.

A Portocel, terminal portuário localizado em Barra do Riacho, no Espírito Santo, que movimenta aproximadamente metade da celulose exportada pelo Brasil, realizou a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) de 2019. Esta edição do evento ocorreu entre os dias 21 e 25 de outubro. O tema da SIPAT deste ano foi o projeto de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) desenvolvido pela Afam Consultoria e baseado nos 11 Elementos de Segurança da Portocel.


Os 11 Elementos de Segurança são o sistema próprio de Gestão de SSO da Portocel, empresa fruto de uma parceria entre Suzano e Cenibra. O Projeto 11 Elementos de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho é uma ferramenta estabelecida em 11 diretrizes de ações e alinhada com os requisitos de Sistemas de Gestão de SSO, Sistema de Gestão Suzano.


A Afam Consultoria, uma das mais tradicionais companhias brasileiras de consultoria, treinamento e auditoria em Segurança e Saúde Ocupacional, Sistemas de Gestão e Normas Técnicas, adaptou esse programa à sua especificação técnica de Formação da Cultura de SSO, a FCS 168, baseada no comportamento humano. Rodrigo del Vecchio, consultor especialista de SSO da Afam, foi o profissional responsável por liderar este projeto e, nas últimas semanas, assessorou no desenvolvimento do conteúdo técnico da SIPAT.

Rodrigo del Vecchio, consultor especialista de Segurança e Saúde Ocupacional da Afam Consultoria, entre funcionários da Portocel na SIPAT de 2019.

A inovação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da Portocel deste ano foi moldar todo seu evento ao programa próprio de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.


Para apresentar aos funcionários os 11 Elementos de Segurança com mais profundidade, a SIPAT promoveu palestras, comunicados específicos e uma feira com estandes. Nessas interações, os colaboradores da empresa puderam conhecer em detalhes cada aspecto do programa.


Os 11 Elementos da Segurança da Portocel são: (1) Liderança e Comprometimento; (2) Identificação dos Perigos e Riscos; (3) Requisitos Legais e Outros Aplicáveis; (4) Objetivos, Metas e Indicadores de Desempenho; (5) Política Corporativa, Padrão Gerencial, Normas, Procedimentos e Instruções; (6) Comunicação, Reuniões, Diálogos e Campanhas; (7) Capacitação e Comportamento Seguro; (8) Auditorias e Inspeções; (9) Análise de Investigação de Acidentes, Preparação e Atendimento de Emergências; (10) Programas Portuários; e (11) Análise Crítica do Sistema de Gestão.


A feira de estandes, o ponto alto da SIPAT de 2019 da Portocel, foi dividida em 11 seções. Cada uma ficou a cargo de um subcomitê, como também acontece no Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho da empresa. Cada um dos comitês, responsável por um elemento da Segurança, divulgou suas diretrizes e procedimentos. Além disso, foi apresentado o Pacto de Segurança, uma Carta Compromisso em que os colaboradores do terminal portuário se comprometem a seguir as normas de SSO da organização.


A SIPAT de 2019 da Portocel foi um sucesso e a Afam Consultoria se orgulha de ter participado ativamente de todas as fases deste evento. Para saber mais sobre o trabalho de consultoria, treinamento e auditoria de Segurança e Saúde Ocupacional da Afam, clique aqui.

ATENDIMENTO

Segunda a sexta

8h às 17h

TELEFONES

+55 (11) 4220-2500

+55 (11) 4318-5852

+55 (11) 98272-8929

E-MAIL

ENDEREÇO

Alameda João Galego, 174
São Caetano do Sul – SP
CEP 09560-340

CONECTE-SE CONOSCO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn